Saiba a relação da TCC e a ansiedade.
Saiba a relação da TCC e a ansiedade.
TCC e Ansiedade
A TCC - terapia cognitiva (terapia cognitivo comportamental) é uma abordagem psicoterapêutica idealizada pelo Dr. Aaron T. Beck, nos anos 1970. Reside, sobretudo, em reconhecer, avaliar e corrigir pensamentos automáticos que mantêm estados emocionais patológicos ou que trazem sofrimento ao indivíduo. Antes de tudo, parte do princípio de que as interpretações dos acontecimentos geram naturalmente emoções e comportamentos correspondentes. As ideias produzidas pelo indivíduo, se funcionais ou disfuncionais, desencadeiam respostas emocionais e comportamentos de bem-estar ou sofrimento.

A TCC tem se propagado nas últimas décadas, frequentes são as pesquisas e as contribuições para o tratamento de inúmeros transtornos psiquiátricos (Rangé, 2011). Sua aplicação é reconhecida especialmente em transtornos de ansiedade que estão entre os quadros psicológicos mais debilitantes da atualidade.
Segundo a TCC, os estados ansiogênicos produzem no sujeito preocupações que se manifestam em amontoados de pensamentos confusos, desorganizados e acelerados que não são úteis para a resolução de problemas, ao contrário, contribuem para um estado físico de maior tensão e desconforto.
A terapia cognitiva comportamental(TCC), desenvolve no paciente a condição de identificar os pensamentos que se revelam distorcidos da realidade. Aprende-se a questionar esses pensamentos e construir uma nova interpretação - pensamentos mais adequados e coerentes ao contexto - de forma que seja possível reduzir ou ainda impedir novas crises de ansiedade, seja em sua forma mais intensa como um ataque de pânico ou uma ansiedade social.

A mais recente declaração oficial divulgada pela Organização Mundial de Saúde indica que "450 milhões de indivíduos por todo o mundo sofrem de alguma doença mental ou desordem comportamental (OMS, 2001). Estima-se que aproximadamente 4% dessa estatística envolva transtornos de ansiedade, dentre eles o transtorno de pânico e a agorafobia."
Natural que diante de tamanha demanda tenha-se produzido mais estudo e conteúdo no tocante às intervenções terapêuticas. A TCC até o momento demonstra sua efetividade com os resultados de inúmeros estudos sobre o tratamento para os transtornos de ansiedade.

A TCC pressupõe que a ativação de uma resposta individual em uma situação de risco, não é somente o resultado de uma alteração autonômica ou percepção de sensação específica, mas deriva de uma avaliação de ameaça em função de uma mudança corporal específica, como palpitações, tonteira, etc. Além disso, a TCC demonstra que a manipulação das crenças e das expectativas pode mediar uma resposta individual para aquelas provocações biológicas produzidas pelo pânico e pela agorafobia e oferecer estratégias para eliminar os sintomas.
A TCC oferece uma intervenção terapêutica com métodos específicos e apropriados no tocante ao tratamento dos transtornos de ansiedade. Entre as técnicas utilizadas dentro da abordagem, destaca-se a reestruturação cognitiva, o treinamento respiratório e um conjunto de exercícios para gerenciar as sensações introspectivas, incluindo uma exposição graduada e a dessensibilização.
Quem é a Psicoterapeuta Amanda Amarante

Psicóloga, formada pela PUC-PR, desde 2004, com registro profissional no CRP-PR 08/11100.
Atuei por 14 anos na área de gestão de pessoas, contribuindo no desenvolvimento de estratégias, com o objetivo de potencializar a qualidade da relação entre o colaborador e empregador, de forma a impactar no bem-estar das pessoas e competitividade da organização no mercado de trabalho.
Desde 2016, atuo exclusivamente no atendimento da psicologia clínica, orientada pela abordagem analítico comportamental e suas modalidades ACT, DBT E BA.
Minha formação teórica é continuamente construída na perspectiva da psicologia baseada em evidências, o que exige constante atualização ao que tem sido produzido como ciência comportamental.
O que dizem alguns pacientes?
"...hoje não conseguiria colocar em palavras o quanto ela foi e sempre será importante em minha vida,o quanto a admiro, hoje posso te dizer que não me arrependo nem um minuto por ter procurado terapia pra me ajudar a ressignificar coisas em minha vida..."
- Vanessa S. B. Estevão
"...hoje sou capaz de processar meus pensamentos e sentimentos com mais clareza e principalmente, mais calma. Me sinto cada vez mais independe nesse processo graças a didática e preocupação da Amanda em me ajudar a realmente compreender os relatos que levo, criando novas referências e me ajudando a melhorar de maneira efetiva nos comportamentos que me desagradam..."
- Maria Eduarda Vendramin
"Procurei a terapia um pouco relutante, mas foi surpreendente. Me ajudou de muitas maneiras, a ter uma postura mais confiante, mais segurança pessoal, a mudar a visão do que eu realmente sou, olhar o mundo de uma maneira mais otimista e leve. A Amanda é uma profissional incrível, eficiente, cativante, muito certeira em suas palavras, muito humana. Recomendo muito!"
- Caroline G.
Dúvidas frequentes
Como marcar a consulta?
R: Você pode marcar sua consulta por mensagem do WhatsApp ou ligação para (41) 98484-0002 ou pela Doctorália.
É possível migrar para atendimentos presenciais?
R: Sim. Pacientes residentes em Curitiba - PR e região podem migrar da psicoterapia online para a presencial.
Como a psicoterapia online é realizada?
R: A psicoterapia é realizada por meio de chamadas de vídeos com aplicativos de celular como WhatsApp, Zoom, Google Meet ou Facebook Messenger. Recomenda-se uma consulta por semana, com duração de até 50 minutos em média.
Quem pode fazer terapia online?
R: Adolescentes, jovens, adultos.
Veja mais
Serviços
Tratamentos
Converse com a Psicóloga Amanda Amarante
Agende seu atendimento de psicoterapia online. Envie mensagem de WhatsApp, ligue ou acesse a Doctorália.
Agende sua consultaConverse com a Psicóloga Amanda Amarante
Agende seu atendimento de psicoterapia online. Envie mensagem de WhatsApp, ligue ou acesse a Doctorália.
Agende sua consulta